Um pouco de cores nos painéis solares!
Pesquisadores da Sociedade Americana de Química (ACS) dos Estados Unidos desenvolveram painéis solares coloridos com desempenho de produzir energia solar praticamente igual aos de cores convencionais, que costumam ser pretos.
Os cientistas ainda acreditam que os painéis solares coloridos terão melhor aproveitamento, gerando mais energia do que comparado aos painéis normais.
Os painéis coloridos são esteticamente mais agradáveis
Os vidros fotônicos dão aos painéis solares tons mais agradáveis, o que torna possível ser utilizados em fachadas de edifícios comerciais ou residenciais, diz os cientistas responsáveis pela inovação.
O engenheiro de materiais Tao Ma, coautor do estudo, fala que o motivo de produzirem os painéis na cor preta é para a absorção da luz, a solução para não impactar a absorção foi utilizar fontes estruturais de cor, que utilizam formas microscópicas para refletir apenas uma quantidade muito seletiva e estreita da luz.
Embora seja uma tecnologia cara, os cientistas desenvolveram um material barato e simples de aplicar, que não só mantem a capacidade de gerar energia elétrica como viabiliza uma estética agradável. Foi utilizada nas superfícies de todas as células de energia solar uma camada fina de um composto chamado vidro fotônico, como se fosse uma película capaz de ser transformada em qualquer cor.
A tecnologia pode ser desenvolvida em grande escala
Os painéis solares coloridos produzidos com essa tecnologia, após passarem pelos testes de durabilidade, mantiveram sua cor e desempenho em geração de energia elétrica.
Nos testes laboratoriais foram produzidas três cores diferentes de painéis solares (azul, roxo e verde).
Ao aplicarem essas três cores distintas notou-se uma redução real de apenas 1,1% na capacidade de geração de eletricidade da célula fotovoltaica. O objetivo agora é conseguir expandir a tecnologia para obter mais quantidade de cores, para se tornarem mais personalizáveis e eficientes.
Essa tecnologia tem possibilitado o desenvolvimento de uma nova categoria de painéis transparentes e orgânicos. Ela foi idealizada por cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA.
Os painéis solares são feitos com base em silício, totalmente opacos e possibilitam a utilização em novas superfícies, porem em um cenário urbano não funcionariam muito bem, tendo em vista que, por exemplo, não poderiam ser usados como janela. Em contrapartida, dentro de fazendas solares seu funcionamento seria ótimo!
Fonte:
clickpretoleobras