You are currently viewing Projeto Artemis 1: Nasa pretende aprofundar as pesquisas de painéis solares na lua

Projeto Artemis 1: Nasa pretende aprofundar as pesquisas de painéis solares na lua

Até a lua com energia solar!

O novo projeto chamado de “missão Artemis 1” visa gerar energia elétrica para os futuros astronautas poderem trabalhar e até viver na superfície lunar. Preocupada em como vai gerar essa energia, a NASA fechou um contrato de US$19,4milhões com três empresas americanas que receberão entre US$ 6 e 7 milhões cada. As empresas contratadas foram: Astrobotic Technology, Honeybee Robotics e Lockheed Martin.

O valor investido será dividido entre elas para construção de protótipos de energia usando painéis solares verticais com mastros de 10 metros de altura. Para facilitar a entrega dos painéis é preciso que o sistema tenha uma massa e volume mínimos.

Adaptações nos painéis solares

A tecnologia atual atende apenas a instalação na horizontal e uso dessas matrizes em microgravidade. O objetivo é instalar no Polo Sul Lunar a nova colônia, porém esse local é onde o Sol não se eleva muito acima do horizonte, por isso a necessidade de desenvolver novos painéis solares adaptadas ao funcionamento vertical.

Expectativa da Missão Artemis

A missão Artemis 1 está prevista para ser colocada em prática ainda esse ano de 2022. O objetivo dessa etapa é testar os equipamentos para verificação da capacidade do Space Lauch System (SLS) e da nave Orion chegarem na órbita lunar e voltar para terra em segurança. A missão terá duração prevista de 42 dias e não será tripulada, enviarão também dez pequenos satélites para investigações iniciais.

A Nasa explica que a missão tem dois objetivos centrais: em primeiro lugar avançar na exploração e descobertas científicas espaciais, em segundo lugar é de que essa experiências seja base para um teste de exploração em Marte no ano de 2030. Quando obtiverem sucesso a lua funcionará como base auxiliar.

Fonte: space.com

Crédito de imagem: Nasa

Deixe um comentário